O ambiente de trabalho K

Capítulo 7. Sair do KDE

Nós sinceramente esperamos que usar o KDE lhe dará tanta alegria e prazer que você nunca queira sair. Mas se precisar fazê-lo, basta clicar o pequeno botão "X" do painel, logo acima do botão "cadeado".

7.1. Gerenciamento de Sessão

Quando você sai do KDE, ele "lembra" que aplicações estavam abertas, bem como onde cada janela estava localizada, para que o KDE possa abrí-las todas para você da proxima vez em que entrar. Este recurso é chamado Gerenciamento de Sessão (ou, em inglês, Session Management). Aplicações específicas para o KDE vão restaurar a si mesmas ao estado em que elas estavam quando você saiu: por exemplo, kedit lembra que arquivo você estava editando. Aplicações não específicas para o KDE não memorizam seu estado. O KDE irá avisá-lo disso, para ter certeza que você salvará seus dados antes de sair.

Para ilustrar o gerenciamento de sessão, escolha botão Iniciar > Aplicações > Editor para iniciar KEdit. Abra um documento-texto. Agora saia do KDE e volte. Você observará que o KEdit será restaurado na mesma posição na tela, inclusive no mesmo ambiente virtual e já carregado com o documento que deixamos aberto no KEdit antes de termos saído. KEdit lembrará inclusive se você deixou mudanças sem salvamento em seu documento antes de sair do KDE, e irá salvá-las no arquivo em que você estava trabalhando se você escolher 'Salvar' no menu 'Arquivo'.