Ktalkd é um aplicativo melhorado de conversação - um programa que lida com requisições de conversação, anuncia-as e permite a você responder.
GLOSSÁRIO: Nestas páginas, se alguém tenta falar com você, então você é descrito como o "chamado".
Ktalkd tem os seguintes recursos:
Eis a questão :) Mais seriamente, isto significa que o Ktalkd pode ser compilado com ou sem suporte ao KDE. Para uso sem o KDE, o estágio de compilação detectará se o X ou o Qt ou o KDE não está instalado, mas você pode forçar a criação de um daemon não-KDE se usar a opção de configuração '--without-X'.
Se o chamado não está em linha, ou não responde após o segundo aviso, a máquina de respostas toma a mensagem e manda-a via e-mail para o chamado.
Se desejado, um sinal de áudio é emitido com o anúncio.
Se compilado com o KDE instalado, o Ktalkd usará o ktalkdlg para fazer o anúncio.
Se você está conectado remotamente (por exemplo, com um comando export DISPLAY=...), o anúncio do X será feito naquele display também. Responda onde quiser!
Você pode orientar o sistema para passar a mensagem adiante para outro usuário, até mesmo para outra máquina. Há três métodos diferentes de passagem adiante. Veja a seção 'Uso'.
Se compilado para o KDE, ele lê a configuração dos arquivos próprios do KDE. O arquivo de configuração geral da máquina tem de ser editado manualmente pelo administrador, mas para a configuração do usuário há uma janela de diálogo, chamada kcmktalkd, que pode ser econtrada no Centro de Controle do KDE após a instalação do ktalkd. Em sistemas não-KDE, o Ktalkd lerá /etc/talkd.conf.
Sob o KDE, o anúncio será feito em seu idioma nativo, desde que você configure-o como o idioma padrão no Centro de Controle, e que alguém tenha traduzido o ktalkdlg para seu idioma. O mesmo vale para a tela de configuração, kcmktalkd.
O ktalkd suporta os dois protocolos, bem como ktalk.
Espero que você goste deste daemon de conversação.
David Faure