O CDDB é um banco de dados de rede, distribuído, acessível pela Internet, que contém informações sobre a maioria dos CDs de áudio em circulação. Se você tem acesso a Internet, é provavel que você nunha tenha de preencher por si alguma informação de nome de CD ou nome de trilha, isso se o Kscd estiver configurado corretamente. Veja a subseção "A aba CDDB", na seção "Configuração do Kscd", para instruções detalhadas sobre como configurar esse serviço, e o "Editor de Banco de Dados de CDs" para ver instruções sobre como editar registros CDDB.
O uso do CDDB é gratuito. Encoraja-se os usuários a fazer submissões de novos registros.
Ao preparar registros para o CDDB, mantenha os seguintes pontos em mente:
Utilize caracteres latinos padrões (ISO 8859-1) nos campos. Alguns caracteres especiais são suportados, mas não, por exemplo, caracteres cirílicos e gregos.
Use somente um caractere de barra no campo "Artista / Título". Para CDs clássicos, é praxe colocar o nome do compositor no lugar do Artista (antes da barra) e o executante no lugar do Título (depois da barra).
Se você mandar um registro que já existe no banco de dados, quaisquer informações adicionais que você forneceu podem ser acrescentadas ao registro preexistente.
Por padrão, o Kscd instala as categorias CDDB padrão em $KDEDIR/share/apps/kscd/cddb. Você pode criar quantos subdiretórios de categoria quiser. Porém, ao remeter registros ao CDDB, apenas as categorias oficiais são mostradas. O endereço padrão para remessa é "xmcd-cddb@amb.org". Para mais informações sobre o CDDB, visite o site do CDDB.
O registro CDDB local para um CD em particular está armazenado no arquivo <nome categoria>/<ID do disco>, sob o "Diretório-base do CDDB". Esses arquivos podem ser editados com qualquer editor de texto comum, se você não tem nada melhor para fazer em seu tempo livre.